A erupção dentária não é um acontecimento apenas na boca, todo o organismo participa da mesma, por isso às vezes temos as febres, diarreias, dores e o andar, falar e pensar estão internamente relacionados com a mesma.
Aos 6 meses, o bebê experimenta o sentar, é a primeira posição rumo a verticalidade e neste momento temos a erupção dos primeiros dentinhos: os incisivos centrais inferiores e as fases motoras também estão relacionadas aos nascimentos dos dentes de leite.
As próximas fases motoras são rastejar, engatinhar, ficar de pé se segurando e se soltar para se equilibrar e depois o andar aos 12 meses. Neste momento, onde tem o poder da verticalidade, erupcionam os incisivos centrais superiores e se tocam aos inferiores, então a verticalidade se dá por completo.
No andar o bebê conquista o mundo como espaço e com a aquisição da fala, conquista o tempo.
Entre os 12 e 24 meses a fala se aprimora e na boca podemos ver todos os dentes anteriores a postos, colaborando na conquista da fala.
Aos 3 anos (36 meses) temos então todos os dentes erupcionados, preservando a individualidade dessa criança pequena e dando a oportunidade de encontrar sua individualidade e experimentando falar “EU” pela primeira vez.
A cavidade oral é a grande porta de trocas com o mundo e os dentes são os portões da nossa individualidade.
O andar prepara os caminhos nervosos da fala que por sua vez prepara os caminhos da elaboração do pensar e nossa pequena criança vai para o mundo.
Comments